domingo, novembro 12, 2006

Pensamentos e Veleidades - Fim

Confronto Democrático
Parte IV
_________________________________________________

Não é a simples polarização esquerda-direita que preocupa os governos mas a influência que essas opções vão ter no comportamento dos que decidem sobre o efeito que afectará de forma directa e impiedosa a sociedade.
Nos próximos anos, duas dinâmicas contrárias vão provavelmente disputar um papel determinante. Por um lado, no mundo, os interesses das grandes empresas, movidas por interesses financeiros, que se servem da tecnologia e da ciência com um espírito exclusivo de lucro. Por outra parte, uma aspiração à ética, à responsabilidade e a um desenvolvimento mais justo que leve em conta as exigências do meio ambiente sem dúvida vitais para o futuro da humanidade.
Desenvolvimento social, meio ambiente, ética, o papel central da cultura e outros conceitos afloram de maneira confusa mas poderosa nesta nova problemática do desenvolvimento humano. Não é apenas o voto de esquerda que varreu do mapa, na Europa, a maioria dos governos conservadores. Neste universo extremamente conturbado e ameaçador, emerge a busca de uma sociedade mais humana, de novos rumos que já não pertencem a uma ou outra classe.
O processo de análise que enfrentamos é complexo, pois a realidade avança com extrema rapidez, e os desafios são renovados a cada dia. É um caminho precário e sinuoso, cheio de fragilidades, mas tem de ser trilhado, pois os nossos tradicionais e inexpugnáveis abrigos intelectuais, que se tornaram confortáveis na medida em que os reforçamos com verdades definitivas, já não se sustentam. A guerra mudou de rumo, e a política mudou de lugar.
Não se trata portanto de discutir alguma teoria alternativa, porque a tanto não ambiciono, e sim de colocar na mesa, de uma forma que entendi oportuna e indispensável, algumas das novas cartas com as quais temos de jogar, sabendo que o jogo do qual somos participantes, é fértil de blufs e armadilhas com as quais precisamos estar identificados.
Trata-se de uma terceira via renovada, sem dúvida. Só que o conceito de terceira via mistifica na medida em que faz supor que só havia duas. Na realidade, o mundo está evoluindo por outros caminhos, sem se preocupar demasiado com os conceitos simplificadores com que o século passado tentou amarrá-lo. Hoje é uma terceira via, amanhã será uma quarta. A boa política constitui um processo permanente de consulta democrática, construindo realidades sempre novas, e não um ponto de chegada.
Se houvesse um catecismo ou bíblia na economia, seria mais fácil, ainda que, para dizer a verdade, nunca entendi o catecismo direito, muito menos a bíblia, quando na minha infância a tal fui submetido e condicionado.
Os meios de informação e de comunicação sofreram ao longo dos últimos anos uma completa revolução, e abrem-se perspectivas impressionantes para a racionalização das actividades económicas e sociais. As mais diversas instituições, ministérios, hospitais, empresas, organizações da sociedade civil, todos sem excepção produzem rios de informação. Temos portanto as tecnologias e a informação de base, mas não se formaram ferramentas de conhecimento organizadas para a formação dos cidadãos.
Por tudo isto e pela fragmentação de informação corrente nos mídia, o conhecimento torna-se-nos cada vez mais confuso e distante. Trata-se de identificar instrumentos concretos de informação para a cidadania a ser sistematizada segundo as necessidades de participação dos mais diversos actores na sociedade.

João Carlos Soares

Sem comentários: